sábado, 7 de agosto de 2010

Depois da Lua de mel....







Bem, continuando os posts em comemoração ao meu 10º ano de namoro... (e 2 anos de casada) hoje vou falar sobre o que acontece depois que a Lua de Mel acaba! Casou? Se divertiu na festa, teve uma lua de mel inesquecível?? E agora?

Calma, não vou acabar com o sonho de ninguém! É só porque eu tenho certeza que muitas de vocês viveram e vivem uma vida meio parecida com a minha, focada em estudar e trabalhar e nunca tiveram que se preocupar com a administração de um lar, coisa que, por mais moderna que sejamos, acaba acontecendo.
Eu já falei aqui que não sou rica, sou cara, mas não sou rica, então não tenho condições ainda de contratar uma pessoa para fazer todos os serviços domésticos diariamente, o que eu faço é uma ou duas vezes no mês chamar uma pessoa para fazer uma bela faxina no meu apartamento. Mas e durante este tempo que ela não vem? Sim queridas Titas! Tenho q colocar minhas luvas e minha toquinha e começar a trabalhar!




(brincadeirinha...)

Queridas, os primeiros seis meses de casamento, eu costumo chamar como “Os 6 meses da adaptação” (ou “os 6 meses do terror!”) Por que? Gente, eu arrumava confusão todo dia com meu marido! E não só eu, conversei com algumas amigas e compartilhamos da mesma opinião. Por mais modernos que eles sejam, não adianta, quem toma conta da casa somos nós. E até nos adaptarmos, organizarmos nossos horários e tarefas, duas pessoas em uma casa vira uma multidão! Roupas para lavar, passar, chão pra limpar, comida pra fazer, cama pra arrumar e etc. Como fazer isso, trabalhar, estudar...??? Eu ia fazer um curso, mas ai vi no folheto que era só pra empregadas domésticas, ai meio que deisti.

É complicado. Então aqui vão minhas dicas para uma vida de casada mais tranquila:
1. Comece listando, todas as tarefas da casa!
2. Perceba quais as atividades são diárias, quais são semanais e etc.
3. Marcar manicure para os dias após a faxina.
4. A partir daí, seu dia terá que começar mais cedo, sorry.


No meu caso, eu me organizei de tal forma que a arrumação virou uma rotina rápida. Vejam um exemplo:

Ex.1: Acordo, vou pra cozinha, coloco água pra esquentar, tiro as roupas do varal, volto e coloco a água no coador, vou no quarto e arrumo a cama, fecho a garrafa do café e arrumo a mesa, volto, guardo as roupas que dobrei, tomo banho me arrumo e saio. Enquanto isso, meu marido passa o pano na casa e toma banho.

Ex.2: Quando vou cozinhar, primeiro corto tudo e já deixo tudo à mão, enquanto a comida está cozinhando, ou fritando,ou assando, eu já vou lavando o que usei.
O que eu percebi é que enquanto uma coisa acontece você faz outra, e assim agiliza todas as outras tarefas.

Faxina: Eu elegi Domingo como sendo meu dia de faxina, porque como trabalho até no sábado, só sobra o domingo mesmo, mas como nos organizamos durante a semana, domingo é rápido, só limpar e trocar tudo: jogo de cama, toalhas, etc. Em uma manhã eu faço isso. (e marco manicure para segunda ou terça)

Comida: nós comemos fora de casa no almoço, então só resta o jantar. O que eu faço? Descobri que um molho de tomate, uma seleta de legumes e creme de leite geram uma enorme gama de opções( +frango, +carne, +macarrão). Além disso sopas, saladas (sem o tempero), pasta para sanduiche e frango desfiado podem ficar na geladeira (ou freezer) e duram mais que um dia. Então dá pra fazer e ir comendo sem medo.
Gosto desta marca Jurema porque acho q o molho não é ácido.
Então para quem não sabe cozinhar, facilita muito.


Uso os de caixinha, não necessariamente da nestlé..
mas tem que ser de caixinha. Fácil de abrir.

Esta seleta de legumes da Jurema, eu gosto porque além de ser fácil
de abrir ela não vem muito aguada, vem mais sequinha e é bem gostosa,
uso em molho, salada, pasta de sanduiche..


Roupas: Eu lavo roupa na máquina umas três vezes na semana. Primeiro lavo as toalhas, ai lavo as roupas de cor e depois vou separando pra lavar por último as claras e brancas. E quase todo dia tenho coisa pra guardar. Ai a moça que faz a faxina passa pra mim. Às vezes ficamos sem roupas, mas acontece.. hehe

Nossos cuidados pessoais: Gente, depois disso tudo, ainda precisamos cuidar de nós! Então eu reservo uma semana por mês pra me cuidar, e fazer tudo o que é mensal! (depilação, hidratação, esfoliação, etc...) E todos os dias, pela manhã, organize suas tarefas de forma que deixe uns 15 a 20 minutos para você se arrumar para sair. Às vezes confesso que não consigo, então saio parecendo uma louca de casa! Mas sempre tenho um kit na bolsa pra me ajeitar na rua.

Estas dicas são bem gerais, mas vocês encontram algumas bem legais no site http://www.organizesuavida.com.br/ e no blog http://estrelaazul1.spaces.live.com/blog/cns!DA5FC2116A3C4C23!2869.entry



Sobre o casamento em si, podemos nos estressar com o ser estranho que habita nosso lar (marido) mas com o tempo aprendemos a encaixar ele na nossa rotina e tudo começa a funcionar que é uma beleza! Bem, sobre o sexo, nem comentei porque pra mim só tem uma resposta: quando você está namorando, pra fazer sexo, tem q pagar um motel ou procurar algum lugar que permita tal ato. Depois que você se casa tem uma casa toda só pra vocês. Então, baguncem bastante a cama, a cozinha, a sala.. porque no outro dia tem que arrumar mesmo..

hahaha


Beijos da Tita Carol!

12 comentários:

  1. quero casar tb =(
    uhauhauahuah
    um beijo flor
    Thaís
    http://closetdathais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post , vc deu um bom exemplo de como organizar o tempo e vc ainda não cobrou nada pela dica.

    Ótimo domingo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Carol, adorei as suas dicas... seu post me fez lembrar do meu primeiro ano de casamento, que sufoco essa tal de adaptação!!! Mas sobrevivemos e hoje contabilizamos oito anos e meio de casados, 3 filhos e 1 cachorro...

    Bj gde,

    Flávia
    www.conexaoflavia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. heaheiouheauioheaiouhaeuio
    eu planejo me casar também daqui a alguns anos, mas achei super legal você falar ssas coisas, porque, realmente, são coisas que a galera que casa não nos fala, ai quando passamos por isso, pensando no oposto, levamos O CHOQUE.. HUAIHOAUIHAEIO
    Mas deve ser bem legal morar junto! eahuihaeuioaehio
    Beijos, e boa sorte!!

    ResponderExcluir
  5. imagino que se o homem ajudar a esposa, nos afazeres de casa, já é meio caminho andado, ou seja marido tem que ser companheiro até nessas horas. Têm coisa melhor q homem q cozinha prá mulher?? e que depois ainda te ajudar a arrumar a cozinha? como não amar um homem desses? rs
    Bjuxx!!! http://garotavaidosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ai Carol !!!
    Eu já fui casada e sei bem como é...rs !
    Eu também escolhi o domingo para a faxina, que horror, fazer o que ...vida de casado não é fácil não, muita coisinha pra tomar conta...e concordo total, qdo disse que por mais moderno que ele seja, nós é que estamos no comando...!
    E olha que eu nao tinha marido chato de pegar no pé com nada, pq eu trabalhava fora também , mas no meu caso eu me sentia mal e culpada se nao cuidadesse de tudo direitinho.
    Eu tenho 33 anos e pretendo casar de novo rs, maaaaaaaas antes algumas coinhas serão bem esclarecidas hahaha !!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Tá rolando o 1º Sorteio do NADA BÁSICO! A sortuda irá ganhar 5 esmaltes baphônicos da coleção Verão 2011 da Arezzo!!!
    Corra e participe!

    http://nbasico.blogspot.com/2010/08/1-sorteio-nada-basico.html

    Beijo grande e boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Dei muita risada com seu post...parecia que tu estava falando de mim, hehehe...
    É bem assim mesmo né. Essa tal de adaptação é o óhhhh, segundo meus lideres de casados(grupo que da curso pra casados) o período de adaptação é de 2 anos... então ainda estou no processo.kkkk... Sou casada apenas há 1 ano e meio, mas não tenho do que reclamar, meu marido é um fofo, me ajuda sempre, em tudo que preciso. Esse mês que ele tá mais folgado, afinal, estou de férias....Mas, aviso as que querem casar... com todos os problemas e correria...É BOM DEMAIS...Sempre digo, se soubesse que era tão bom, tinha casado antes....

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Aproveitando o espaço, entrem no meu blog:

    http://batepapodetudo.blogspot.com/

    bjoks

    ResponderExcluir
  10. oissss...
    Bem... eu ainda não sou casada...
    mas percebo que o casamento requer disciplina em alguns fatores...

    adorei o post

    bjusss


    www.fanyfd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. nossaaaa tenho tanta vontade de casar que quase n lembro dos problemas que enfrentamos no decorrer dele... mas acho q tudo vale a pena!!!!
    flor, acho q esses dias vou falar sobre as unhas de gel, estava sumida mas voltei!!
    xeruuu

    ResponderExcluir
  12. Achei que os seis meses 'tensos' eram só pra mim. Deu um certo alívio. rss Completo seis meses hj. bjos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Adoramos saber sua opinião sobre nossos posts! Se tiver sugestões, pode deixar aqui que leremos e responderemos! Bjs, Bjs das Titas.