domingo, 19 de setembro de 2010

Viva la vida ...

Hoje só não sabe sobre moda – e digo no sentido “de tudo que é novidade” – aquele que vive em total isolamento!!

Com tantas ferramentas de comunicação, sites de relacionamentos, revistas, televisão, livros escritos e classificados para públicos específicos passa a ser praticamente impossível buscar informações sobre roupas, arte, cores, esmaltes, música, literatura, cinema, países, culturas, línguas, qualquer coisa, e não encontrar, ao menos uma pista, em um questão de segundos.








Agora...essa rapidez viciante, tem os dois lados da moeda: traz acessibilidade e democratização da informação, mas também impõe prazos de validade bem curtos ao “novo”.

Ontem neon, hoje pastel, segunda boyfriend, quinta ladylike, abril saltos altíssimos, outubro kitten hills, ano passado caderno de anotações, 2010 moleskine, antiontem beyoncé, ontem lady gaga, hoje as duas juntas…





Complicado estar na moda?! É preciso que os nossos gostos sejam guiados pelas novidades?!

AQUI ÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ Nem pensar!!




As imitações não tem mais lugar, justamente porque a todos é permitido expressar seus gostos e suas opiniões!!

E eis ai o ponto mais positivo desse tsunami de informações!!
Podemos saber sobre tudo, porém temos a liberdade/independência para decidir se gostamos ou não.




Por isso, hoje estilo não vende em lojas e não está nas vitrines, não existe pacote fechado de estilo … tem que fluir da personalidade!





Vestir, escutar, ler, calçar, comer, ver ... aquilo que gostamos, o que está relacionado ao nosso comportamento, humor e personalidade! Tudo isso tendo o mundo inteiro para servir de inspiração. Basta se conhecer e escolher!
Talvez se conhecer seja a tarefa mais complicada...confesso que na minha opinião é!




Não quero dizer que há um padrão definido e imutável de gostos para cada um. Pelo contrário, a liberdade/independência vem para possibilitar as experiências!!


Exemplos pessoais haha … eu sempre detestei filmes de ficção científica, livros com tônica de autoajuda e batom, porém, de forma sequencial quebrei a unanimidade disso: assisti A Origem e amei, estou lendo Comer, Rezar e Amar e estou adorandooo, comprei um batom rosa (mostrei ele no post da nyx) e agora já tenho 3 batons só na necessárie da bolsa!!

Aqui, a par da unanimidade do Blush e o vício em seriados, a coisa é mais ou menos assim:

Tita Ludi adora cores fluorescentes, esmaltes foscos, lenços, botas, cozinha super bem e é tarada em havaianas!

Tita Carol ama cores, estampas, esmaltes escuros, compras gigantescas e sempre saca sobre qualquer coisa relacionada a criatividade!

Tita Tati (Eu) me rendo aos esmaltes em tons de rosa, saias e vestidos com cintura marcada, saltinhos, livros, e a minha atenção sempre é ganha por tudo que tenha música no meio!


Enfim, li um texto muito interessante da Camila Yahn – Moda e Liberdade – no editoral nº02/2010 da MOB e peço licença para citar três trechos que resumem perfeitamente esse post: “(…) com a invasão das tecnologias que tornam as pessoas mais independentes, mais anônimas e, de certa forma, mais solitárias, surge a maior tendência da moda nesta década: o individualismo. (…) Hoje, os estilosos e elegantes são estilosos e elegantes de dentro para fora. (…) Como todo o casamento, tem seus momentos de desentendimento, mas, nessa fase madura, chegaram a uma boa equação que soma amor e liberdade.

Fontes de imagens: googleimagens;http://www.garancedore.fr/; http://thesartorialist.blogspot.com/

Bju Bju da Tita Tati